quarta-feira, 25 de julho de 2012

Você sabe o que é o Whey Protein? Por Jualiana Menezes


Cada vez mais a procura pela pratica de atividade física cresce e junto cresce o interesse pelos suplementos alimentares.
Um dos mais procurados, principalmente pelos praticantes de musculação e que desejam um aumento na massa muscular, é o Whey Protein.
Muito estudado, a proteína do soro do leite, vem mostrando diversos benefícios a saúde, principalmente dos praticantes de atividade física. O Whey Protein é extraído da porção aquosa do leite, no processo de produção de queijo e é rico em proteína de alto valor biológico, além de ser de fácil digestão. Além do mais, é rico em aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não são produzidos pelo organismo e necessitam ser ingeridos pela dieta. Esses aminoácidos também, segundo alguns estudos, estão envolvidos com o ganho de massa muscular.
No mercado existem diversos tipos de produtos à base de Whey Protein, dentre elas: concentrado, isolado e hidrolisado. A diferença se dá pelo modo de extração, digestibilidade e presença de outras substâncias. De modo geral o isolado e o hidrolisado apresentam uma boa digestibilidade e maior velocidade de absorção.
O melhor horário para consumo é logo após o treino, onde o organismo necessita de grande quantidade de nutrientes e está na "janela de  oportunidade", onde os nutrientes serão melhor absorvidos. A quantidade vai depender do tipo de treinamento, de peso e estatura, importante colocar uma fonte de carboidrato junto ao Whey Protein, como a dextrose, havendo assim um melhor aproveitamento. A suplementação deve ser sempre acompanhada de algum profissional nutricionista especializado, lembrando que proteína em quantidades elevadas pode sobrecarregar os rins, e também virar gordura, fazendo com que a pessoa engorde e não atinja seu objetivo de ganho de massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário