quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Correr em jejum: certo ou errado?

Um dos lugares comuns do treinamento esportivo é o de que não se deve correr sem nada no estômago. No entanto, diversos atletas – profissionais e amadores – saem para seus treinos matinais sem ingerir quase nada. Um suco de laranja, maltodextrina, um copo d’água ou absolutamente nada: essas são algumas das opções de quem opta por correr em jejum.

O raciocínio é simples: com a barriga leve, a chance de ser mais veloz e não sofrer com dores nos órgãos do sistema digestivo é maior. No entanto, o provérbio “saco vazio não para em pé” vale para este caso também.

Segundo o doutor Turíbio Leite de Barros, fisiologista do Esporte Clube Pinheiros e professor de pós-graduação na Unifesp, existem aspectos em ambos os lados a serem considerados. “Há a necessidade de estar com o estoque de carboidrato pleno quando for fazer qualquer atividade física”, explica.

O lado positivo do jejum- “É desaconselhável correr com conteúdo no estômago, porque dá desconforto, prejudica o rendimento e predispõe àquela dor aguda no flanco”, ilustra o médico. “Não é proibido correr em jejum, mas é recomendado apenas para corredores avançados que já estão acostumados”, determina.

O lado negativo- Como quem corre sem se alimentar usualmente o faz de manhã, a última refeição em geral foi muitas horas antes e esta “é uma situação em que a disponibilidade de carboidratos no organismo está quase no limite”, conta o fisiologista. “A razão pela qual se contraindica correr em jejum é para evitar uma hipoglicemia (nível baixo de glicose no sangue)”, acrescenta.

Quando o nível de glicose é comprometido, quem sofre são as células nervosas. “É aí que vem o mal estar, a tontura, queda de pressão e até perda de consciência. É a falência de células que são vulneráveis à queda da glicemia”, esclarece o doutor.

A solução- O que fazer, afinal? O fisiologista apresenta as melhores opções para quem quer correr leve sem prejudicar o próprio organismo. “Quem não quer comer nada pode ingerir um carboidrato em gel com um pouco de água ou tomar 30 gramas de maltodextrina de 30 a 40 minutos antes de correr”, aconselha. “A maltodextrina é formada por moléculas de glicose e é um dos carboidratos de mais fácil absorção do estômago (ou seja, não pesa) quando ingerido com água”, define.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alimentos Orgânicos não são mais saudáveis que os transgênicos

Há algum tempo foi publicado aqui um artigo meu que falava sobre uma extensa pesquisa britânica, que comprovava o que já se desconfiava: não há qualquer vantagem em consumirmos alimentos orgânicos, aqueles ditos “naturais” e que não fazem uso de agrotóxicos industrializados em seu cultivo. A pesquisa mostra uma coletânea de estudos e levantamentos mostrando que esses alimentos não são mais saudáveis como tentam nos passar seus produtores. As frutas e legumes são menores, têm um custo de produção maior por causa da maior perda e possuem as mesmas concentrações de micronutrientes por peso. Por outro lado, são bem mais caros e com uma margem de lucro bem maior aos produtores.

Outro argumento usado pelos defensores desse tipo de alimento é que eles geralmente são produzidos mais próximos às cidades dos maiores consumidores e isso faria com que utilizassem menor consumo de combustível fóssil, sendo assim, benéfico à natureza e ao ecossistema. Hoje se sabe que a distância do produtor ao consumidor por si só não diz nada, porque o transporte em larga escala pode ser muito mais eficiente que os dos pequenos produtores. Além disso, alimentos produzidos em países pobres podem ter maior efeito positivo na economia de nações pobres do que em nações européias, por exemplo. Ou seja, não quero advogar em favor dos alimentos não-orgânicos, mas é bom ter claro que suas vantagens propagadas simplesmente não existem.

Outra categoria patrulhada é a dos alimentos geneticamente modificados (AGM), ou também chamados transgênicos. Esse tipo de alimento é consumido desde a década de 1970 e, apesar de incessantes pesquisas por produtores e combatentes do modelo, não há qualquer evidência que condene seu uso por alguma ação nociva à saúde de homens, animais e natureza. Seu uso é seguro e feito em maior escala do que você pode imaginar antes do nome “transgênico” tomar as páginas dos jornais e revistas.

Alimentos naturais - Há uma confusão por parte do consumidor leigo, que atribui à palavra “natural” algo intrinsecamente bom para sua saúde ou benéfico ao planeta. Alguns elementos radioativos são naturais e ninguém os quer nos alimentos. Muitas plantas são naturais e letais. Os exemplos não acabam.

Esses tipos de alimentos estão nos supermercados sem que saibamos ao certo e não há consequências negativas por causa disso. Para se ter uma ideia, cerca de 90% da soja e 80% do milho nas prateleiras americanas são transgênicos. No Brasil, não tenho dados atuais, mas a porcentagem é bem grande para o milho, por exemplo. O problema é que recentemente começou-se uma caçada perigosa a esse alimento e uma estratégia baixa usada pelos combatentes é de querer exigir por lei uma nomenclatura toda técnica nas embalagens. Acontece que o consumidor leigo também ficaria temeroso se soubesse os nomes dos processos de pasteurização do leite, por exemplo.

A decisão do que é bom ou ruim à saúde tem que ser técnica, não ideológica. O que não falta em alimentos orgânicos e transgênicos são pesquisas mostrando que eles são exatamente iguais e seguros como os demais. Assim como você não precisa temer consumir alimentos cultivados com agrotóxicos, você pode estar certo que pesquisas mostram que os alimentos geneticamente modificados vieram para ficar por serem mais baratos e possibilitarem maiores colheitas. O melhor que você pode fazer à sua saúde não está no tipo de plantio, mas naquilo que você ingere (seja ele transgênico ou não) ao longo dos anos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Alimentação e Qualidade de Vida - Com Dra. Juliana Menezes


Muito se fala em qualidade de vida, saúde, alimentação saudável.. mas enfim, o que realmente é ter qualidade de vida? Segundo a OMS a saúde completa é o bem estar físico, social e emocional.
A nova rotina das pessoas fez com que se mudasse muitos hábitos, sobretudo nos hábitos alimentares e de atividade física, causando as famosas doenças crônicas que afetam milhares de pessoas como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e câncer.
Em relação a alimentação saudável, é importante que todos consigam suprir todas as necessidades de nutrientes que o corpo precisa. Essa necessidade é individualizada, porém de maneira geral nenhum alimento é proibido para uma pessoa saudável e sim é importante o cuidado com a quantidade dos alimento. O problema é que atualmente a dieta esta repleta de gorduras saturadas e trans, elevado consumo de açúcares refinados, alto consumo de sódio (sal) e produtos industrializados, já o consumo de frutas, verduras caiu drasticamente, deixando os níveis de fibras, vitaminas e minerais da dieta muito abaixo do ideal.
É preciso lembrar a população da importância desses alimentos para a saúde e de que muitas doenças podem ser evitadas e controladas a partir de uma alimentação saudável. Não deixe para mudar seus hábitos amanhã, aproveite hoje e já faça mudanças, você vai ver como vai ficando cada vez mais fácil e como sua saúde vai agradecer. E ai, esta preparado?

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Treinos de Postura



Bom dia pessoal, tudo bom?
Hoje vamos falar um pouco sobre um tema pouco comentado entre os corredores, treinos de postura e disciplina, muitas pessoas acham que apenas treinar distancias por um bom tempo vai ajudar a melhorar seu tempo nas corridas. Correr grandes distancias vão ajudar a ter mais resistência durante uma corrida, vai ajudar a não ter fadiga tão logo, mas treinos de postura são tão importantes quanto estes, afinal com isso vamos poupar energia e assim conseguir desempenhar um bom tempo de prova, por exemplo, um treino simples de tiro, quantos você faz no mês? É difícil né, mas é de muita importância para melhorar o tempo em uma prova.
Estes treinos são caraterizados por uso de cones, cordas, steps, sem falar da corrida com passos largos e pulos sincronizando penas e braços treinando assim para ter uma passada mais “redonda” e assim poupar energia, entre outras coisas benéficas e exercícios.
Então se você treina 2 vezes na semana, é aconselhavel ter um treino de postura e disciplina e outro treino com rodagem o bom e velho treino de distancia X tempo e vamos pra cima das provas diminuindo o tempo e mesmo assim se sentindo bem e confortável ao final da prova.
Bons treinos!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Conheça as lesões mais comuns em provas longas

Para quem teve a oportunidade de apreciar as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos de Londres, pôde fazer uma constatação: nas provas curtas, a maior parte das lesões ocorre nos músculos. Já nas provas longas temos um quadro bem diferente, principalmente para os atletas de ponta, que geralmente “quebram” por forçarem demais o ritmo, não por algum tipo de lesão.
Apesar disso, as lesões do atleta profissional, caracteristicamente, são as mesmas do amador. No caso do profissional, pelo excesso de treino, e no amador, geralmente pela falta de tempo para se preparar para o volume que treina.

As lesões mais comuns são:


  • Tendinopatias: mais conhecidas como tendinites, geralmente são causadas por desvios articulares e agravadas por esforços repetitivos. As mais comuns são a Patelar (dor na região anterior do joelho), do Calcâneo (dor no calcanhar ou logo acima), Síndrome do trato íliotibial ou do corredor (com dor na lateral do joelho) e Síndrome da Pata de Ganso (dor na região interna do joelho);


  • Lesões musculares: geralmente o atleta refere uma “fisgada” no músculo e neste caso, quanto mais forçar, mais vai piorar a lesão. Mais comum na virilha (m. adutor), posterior de coxa (m. bíceps femoral) e panturrilha (m. tríceps sural);


  • Fraturas de estresse: são microfraturas em estágio inicial que podem aumentar se não forem tratadas. Acontecem geralmente na tíbia (canela) e no II metatarso (osso do pé);


  • Periostite (canelite): este seria o primeiro estágio antes de uma Fratura por estresse, a dor é parecida, mas é causada por processo inflamatório do periósteo, tecido que reveste o osso.


  • Fasciíte plantar: processo inflamatório ou de espessamento da fáscia plantar que causa dor na superfície plantar do pé (região do calcanhar e arco do pé), geralmente o paciente refere que, ao sair da cama de manhã, nos primeiros passos, a sola do pé está rígida e, à medida que movimenta, vai melhorando.


  • Muitos atletas amadores que se preparam para fazer uma Maratona acabam tendo dificuldade de encaixar o treino na semana de trabalho. Vemos que a maior parte destes atletas treinam de três a quatro vezes por semana, em treinos intervalados, fartlek, treinos longos, treinos regenerativos, mas acabam deixando de lado uma parte muito importante do treino: o fortalecimento. Não importa se é na musculação, pilates, treinamento funcional, o que importa é que seja direcionado para prevenir as lesões da corrida e para condicionar a musculatura para provas longas.
    O fortalecimento pode ser direcionado para provas mais longas e provas mais curtas e o treinador deve ser consultado sobre dúvidas, pois fazer treino de hipertrofia para corredores de longa distância também pode causar lesões caso a planilha de treino de força não esteja de acordo com a planilha do macro ou micro ciclo de treino de corrida.
    O mais importante durante a corrida longa é ficar atento aos sinais que o corpo emite. No início pode ser apenas uma pequena dor adaptativa ou um incômodo, mas se esta sensação piorar, ao invés de melhorar, o sintoma deve ser avaliado, pois uma pequena lesão pode ser tratada em uma semana, mas esta mesma lesão agravada pode demorar meses para ser tratada.
     
    (fonte: http://www.webrun.com.br/home/n/conheca-as-lesoes-mais-comuns-em-provas-longas/13997 )

    quarta-feira, 5 de setembro de 2012

    Esta chegando as Provas de Setembro

    Olá pessoal, tudo bem?
    Estive ausente nos últimos dias mas estou retomando as publicações diárias do nosso blog. Bom em setembro tem a etapa Primavera  do Circuito das estações Adidas, eles escolheram o dia da prova exatamente no primeiro dia de primavera, 23/09.
    Porém também tenho que ressaltar que dia 22/09 tem a corrida de incentivo aos baixinhos e não poderia falta, estaremos na corrida Cartoon Network, o evento será na chácara do jóquei em são paulo, e contara com diversas modalidades infantis, para correr nesta prova a criança precisa de um acompanhante maior de 18 anos, eles correram unidos por uma borracha que unira os competidores, as modalidades são separadas por idade e as distancias vão de 500m a 3K, estou inscrito com uma criança de 6 anos, sendo assim vou correr 1k, será uma dia muito especial e é o dia da criançada tomar gosto pela corrida e deste cedo ter gosto pela coisa.
    Notaram que será um final de semana agitado, com 1k dia 22 e mais 5k no dia 23, agora é se preparar para as provas e seguir em frente.
    Bons treinos!