quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dicas da Dra. Juliana Menezes - Descubra oito motivos para incluir o feijão na dieta

Participação ao site Minha Vida.
O grão é aliado do emagrecimento e age até na prevenção do câncer
Ele faz falta no prato dos brasileiros e é o primeiro a despertar saudade no caso de quem visita um país do exterior. Não bastante o sabor delicioso e a variedade de combinações possíveis no preparo, o feijão ainda é muito bem visto por especialistas da saúde. No relatório do Sistema Vigitel do Ministério da Saúde, o feijão aparece na lista de fatores de proteção contra câncer e outras doenças crônicas. Já o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2005) recomenda a ingestão de, pelo menos, uma porção diária de feijão ou outra leguminosa, como ervilha seca, lentilha e soja. A boa reputação deve-se à grande quantidade de nutrientes que o alimento possui, resultando em benefícios para a dieta e para o corpo todo. Quer saber o que seu corpo ganha a cada porção? Os especialistas contam com detalhes.
  • Fonte de proteínas
As proteínas vegetais que o feijão fornece são formadas por aminoácidos chamado lisina. "Como o corpo humano não consegue produzir esse tipo de proteína sozinho, é preciso incluir o feijão e outros alimentos na dieta que forneçam esse nutriente", afirma a nutricionista Juliana Menezes, de São Paulo. Ela conta que as proteínas são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos).
No entanto, a nutróloga e reumatologista Sylvana Braga, de São Paulo, lembra que o feijão não pode ser a única fonte de proteínas da dieta. "As melhores fontes do nutriente são carnes em geral e laticínios", afirma. De acordo com a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp, 100 gramas de feijão cozido apresentam 8,6 gramas de proteína. Já 100 gramas de peito de frango cozido possuem 31 gramas ? uma diferença e tanto!
  • Ajuda a prevenir cáries
O casamento de arroz e feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, segundo um estudo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (SP). Os pesquisadores acreditam que esses alimentos absorvem o flúor presente na água tratada que costumamos utilizar para o preparo. Esse mineral fica concentrado na saliva de quem consome o arroz e o feijão, aumentando a proteção dos dentes.
  • Controle do peso
Inserir o feijão em uma dieta balanceada pode ajudar no emagrecimento. É preciso moderação no consumo, já que o alimento é rico em carboidratos e pode engordar - 100 gramas apresentam 22 gramas do nutriente, semelhante à quantidade encontrada no arroz (28 gramas). Mas o feijão leva vantagem por ter boas quantidades de fibras: 6,4 gramas na mesma porção. "Depois de ingeridas, essas fibras formam um gel e permanecem mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade", explica Juliana Menezes. Dessa forma, você vai demorar mais para sentir fome.
  • Contra o intestino preso
As fibras são famosas por aumentarem o volume das fezes, dando um empurrãozinho para o intestino funcionar melhor. A nutricionista Juliana ainda traz mais um benefício: as fibras solúveis presentes no feijão servem de base para a formação de substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). "Eles fornecem energia para que as células do intestino desempenhem bem as suas funções", afirma.
  • Diabetes
Esta é mais uma vantagem das fibras do feijão: fazer com que a glicose presente nos alimentos seja absorvida aos poucos. "Dessa forma, não há picos de hiperglicemia e o paciente de diabetes consegue manter a glicemia estável por mais tempo", explica Juliana Menezes.
  • Previne câncer e doenças degenerativas
"O feijão é fonte de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares", afirma a nutricionista Mariana Exel, do Hospital Samaritano de São Paulo. Ela também conta que as fibras do feijão ajudam a combater a obesidade e controlar os níveis de colesterol e de glicemia do sangue - problemas que aumentam as chances de doenças crônicas.
  • Fonte de minerais
Por ser rico em ferro, o feijão é uma das principais armas do combate à anemia ferropriva, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina) do sangue causada pela falta do mineral. "Sem hemoglobinas, o sangue não consegue transportar oxigênio para que as células do corpo produzam energia", afirma Mariana Exel. O grão também contém boas quantidades de zinco e magnésio. O primeiro é importante para inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo e a sua falta pode causar desde problemas de memória e até convulsões. "Já o magnésio é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, cérebro e sistema nervoso", conta a nutricionista do Hospital Samaritano.
  • Vitaminas do complexo B
Entre as vitaminas presentes no feijão, há destaque para o folato, também chamado de ácido fólico e vitamina B9. "Esse nutriente é muito importante durante a gestação para evitar deformidades no feto", afirma Mariana Exel. Segundo a nutricionista, a falta dessa vitamina pode causar alterações de humor e até anemia, com sintomas parecidos ao da anemia ferropriva, como cansaço e fraqueza. Uma porção de 100 gramas de feijão contém aproximadamente 130 microgramas de ácido fólico. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Entrevista antes dos 7K VTV

Olá Pessoal,

Conforme prometido a entrevista que nossa equipe Nutri4Shape deu antes da prova em Santos, reconhecimento da largada!

Bem Estar e Correr na O2 de Agosto

Olá Pessoal,
Atrasado mais chegou minha revista do mês Agosto da O2, mas estou aqui não é para falar da revista em si, mas para mostrar que o blog esta nesta edição da revista, a algum tempo recebi o e-mail da revista sobre publicar minha historia, de como comecei a correr e a escrever o blog, como há havia postado aqui.
Outro ponto que nosso blog participou foi da entrevista com a VTV-SBT em Santos dia 25/08, assim que sair no site da emissora vou publicar aqui, segue a matéria (pequena mas presente) da revista de Agosto.

Corrida 7K VTV Transbrasa - Resultados

Olá pessoal, tudo bem?
Foi ontem dia 26/08 a prova em Santos, na orla da praia do Gonzaga, prova com 7km de distancia todo a beira da praia, lindo visual e com percurso plano foi ótimo para atletas iniciantes e uma chance de melhorar tempo para os atletas mais experientes.
A prova contou com vários itens que deixaram a desejar, como postos de agua, dentre 7Km só tiveram 2 postos, quanto em em outras provas de distancia menor, se tem de 3 a 4, mas não foi este o equivoco da organização, a zona de dispersão após a chegada era muito curta, então a desaceleração era rápida e com atletas chegando em alta e tendo que parar repentinamente, outro ponto é que se formaram filas para retirada de água e de isotônico, que estavam sem gelo e o pior é que a prova tinham números fixos de inscritos e não tiveram o brinde da toalha pós prova para todos.E para piorar tudo os chips entraram em confusão e já foram apurados uns 3 resultados só com o meu nome, imagine esta confusão com os outros 2000 competidores, sendo assim o resultado do podium foi nulo, afinal no momento da chegada recebi um SMS com um tempo, depois no site tem outro e nenhum dos 2 tempos batem com o meu GPS, enfim precisa melhorar essas coisas para o próximo ano.
Mas tiram todos estes detalhes, a prova foi bem agradável com uma grande festa no fim, espero ansioso pela prova do ano que vem com muito mais organização e continuando uma linda corrida de paisagem impar, agora é voltar aos treinos e até a próxima corrida dia 23/09!
Bons treinos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saiba a importância de aliar a dieta ao treino para emagrecer

Correr é uma atividade com alto gasto de energia e uma boa opção para quem quer perder gordura, garante a nutricionista Andrea Matarazzo Carraro, de São Paulo. Mas, é preciso atenção à alimentação, pois ela é a base para emagrecer com saúde. “Uma dieta com menos calorias ingeridas do que gastas é o ideal para perder peso. Porém, as muito restritivas ou com pouco carboidrato podem promover perda de massa muscular, comprometer o rendimento, possibilitar surgimento de lesões e o aumento na produção de radicais livres”, explica.

O treinador Emerson Bisan, da Nova Equipe Assessoria Esportiva, de São Paulo, comenta que um erro comum é utilizar regimes genéricos e imediatistas para secar muito rápido. “O jejum prolongado e a abstinência de carboidratos podem causar efeito contrário. O sistema nervoso recebe o alerta de falta de energia e o organismo começa a trabalhar de forma econômica, guardando todas as reservas – no caso, as gorduras – para que sejam utilizadas quando necessário. O metabolismo fica lento”, comenta.

Uma dieta saudável, com alimentação antes, durante e depois da atividade física é um dos fatores responsáveis pelo emagrecimento, melhora da performance e recuperação muscular. É preciso estar atento ao que comer e dar preferência a fontes de carboidrato com baixo índice glicêmico, além de ingerir alimentos de 30 a 60 minutos antes do exercício. “Assim o organismo terá uma fonte de energia para suprir a demanda aumentada durante o treino”, diz a nutricionista.

Ao longo do dia, a alimentação deve ser feita com regularidade, com refeições principais, lanches nos intervalos e não esquecer de ingerir água. Treinar com fome é sinal de falta de nutrientes, o que muitas vezes não se trata de falta de comida. “É sinal de que se está sem energia ou com energia inadequada. Aí os músculos serão utilizados, ao invés da perda de gordura e emagrecimento”, reforça Bisan. Além disso, treinar sem se alimentar adequadamente pode causar dor de cabeça, enjoo, tontura e até desmaios.

Uma dieta com alimentos energéticos na medida certa gera perda de gordura sem que a performance seja afetada e ainda auxilia na recuperação adequada após o treinamento.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dicas de nutrição com Dra. Juliana Menezes - Corrida de 10k: como a nutrição pode ajudar?

Dominando as ruas das grandes e pequenas cidades a corrida de rua já é um dos esportes preferidos das pessoas.
Não é difícil ver nos domingos de manhã milhares de pessoas disputando uma prova, ou mesmo nos parques ou ruas da cidade. A corrida de 10k é uma das preferidas já que não exige tanto do corpo como uma meia maratona ou maratona. Porém não é porque a distancia é menor que não temos de nos preocupar com treinamentos adequados e obviamente com uma alimentação voltada para essa distância, e é justamente nesse ponto que a nutrição irá ajudar provendo diversos benefícios, entre eles, a diminuição do cansaço, a melhora da performance e a recuperação do atleta.
A alimentação antes da prova é de fundamental importância para que todos esses benefícios sejam alcançados. A refeição deve ser leve, com pouca quantidade de gordura e proteína já que elas prejudicam um pouco a digestão causando mal estar, caso for colocar uma fonte desses nutrientes sempre optar pelos mais magros como peito de peru, queijo branco ou ricota. O nutriente principal é o carboidrato (pão, torrada, biscoito, geléia, frutas sem casca e bagaço, batata, macarrão e mandioca) já que é ele que fornece energia para o organismo. Evitar também o consumo de muita fibra, pois pode ocorrer algum desconforto gastrointestinal durante a prova. É importante lembrar que dia de prova não é dia de testar nada, então coma o que está habituado a ingerir nos dias de treino, deixe os testes para esses dias.
Durante a prova não há necessidade de repor nenhum nutriente já que é uma prova considerada curta. A única coisa em que o atleta tem que se preocupar é em se hidratar consumindo goles de água durante toda a prova.
Após o termino da prova o importante é descansar, se hidratar e fazer um lanche com fontes de carboidratos e proteínas melhorando assim a recuperação muscular. Seguindo todos esses passos você estará preparado para fazer uma ótima prova e conseguir superar seus objetivos. Boa Prova !

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Diferença entre Suplemento e "Bomba"

Olá pessoal, tudo bem?
Com certeza você já teve essa dúvida ou teve conhecidos que falaram algo sobre, muitas vezes você compra um suplemento alimentar e vê aquele seu amigo que nada faz da vida gritar, "Já foi comprar bomba hein?!", pessoas que malham ou fazem atividades físicas passam por isso sempre, mas muitas pessoas ficam com isso em mente, será que to comprando bomba mesmo?
Vamos a uma regrinha básica para acabar com esta historia, qualquer tipo de suplemento comprado para ajudar com a alimentação ou recuperação pós treino algumas vezes até durante o treino, não se trata de forma alguma de "Bomba", muito menos shakes de massa muscular, estes são bases de proteína e vitaminas que seu corpo necessita e não tem em abundancia em alimentos, por mais que comemos bem e com uma dieta super balanceada, até os atletas de ponta necessitam destes suplementos.
Agora outra coisa é você ir 2 vezes na semana a academia, injetar substancias em seu corpo para que com pouco esforço se fique gigante, como muito que vemos por ai na rua, isso sim são as famosas "Bombas", tudo que te faz crescer com o minimo de esforço é considerado uma "Bomba".
Então se você é o cara que acorda cedo, perde 1 a 2 por dia dentro de uma academia, pegando peso ou repetições interminaveis e toma seus suplementos pra manter o corpo em ordem, pode rir da pessoa que fala que você ta tomando bomba, afinal você não faz isso, você esta tomando a coisa certa suplementos alimentares, afinal é melhor demorar meses e ter um corpo definido com saúde do que se sujeitar a compra de produtos ilegais para se definir ou ficar grande rápido, porque forte você não sera, terá apenas volume, força é fazer exercícios e ter resultado não ser enorme mas sem força alguma.
Bons treinos!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Nutri4Shape - LABELLAMAFIA - A grife fitness feminina do momento.

Olá pessoal, tudo bem?
A Nutri4Shape, fechou uma nova parceria e é muito interessante para as belas do fitness, isso mesmo estou falando de roupas!

São peças versáteis você usa pra treinar e pra sair, da fisiculturista Alice Matos, direto de Santa Catarina e com exclusividade para você que acessa nosso blog e tem disponibilidade para ir até a loja provar e levar para casa.
Vale a pena conferir meninas, mais novidades vou postando aqui para vocês, mas segue abaixo alguns modelos em exposição na loja.







Semana de Prova - 7Km VTV

Olá pessoal, tudo bem?
Entramos em mais uma semana de preparativos, afinal domingo que vem temos uma prova importantissima em Santos, primeira vez que a equipe sai de SP para disputar uma prova, levamos na bagagem uma grande responsabilidade de resultados, temos que baixar todos os tempos o máximo possível, esta é a meta.
É uma prova diferenciada, como a meia maratona do Rio, feita na orla, correr com uma paisagem dessas da um animo a mais, outro fator importante é que no regulamento, prevê trofeu para os 5 primeiros por categoria, sendo assim nossa equipe vai ter 2 faixas competindo, 20 -24 e 25-29, na primeira categoria citada, temos o primeiro colocado da Serie Delta e no segundo grupo temos o 20º lugar, mas estaremos bem preparados para chegar com tudo nesta corrida.
Por se tratar de uma prova local, ganhamos um destaque por ser a única equipe de São paulo inscrita na competição, sendo assim, daremos uma entrevista para a VTV-SBT no dia 25/08, na retirada dos kits, será uma ótima oportunidade para a equipe e todos os corredores que por ali estiverem.
Hoje já começamos o preparatorio fazendo, peitoral, bíceps e um pouco de perna, esta semana faremos um pouco de perna todos os dias além do treino de corrida que será executado as terças e quintas e vamos chegar lá fortes, claro com as dicas nutricionais aqui postadas e com os suplementos da Nutri4Shape.
Abraço e bons treinos!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VEM AÍ A PROVA "7 KM VTV - TRANSBRASA"

Olá pessoal, tudo bem?
Esta chegando mais este super evento de corrida de rua, com um circuito lindo a orla da praia, será assim a vista durante os 7Km's da corrida VTV Transbrasa. Com percurso plano, será uma prova rápida e gostosa de participar, sem contar o charme de correr na praia.

Vamos ver a reportagem feita, pela rede VTV - SBT, sobre a organização da prova:

Bons treinos e até lá!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os benefícios de uma boa alimentação no cuidado com a pele

É muito conhecido entre as pessoas que a pele reflete o estado de saúde que nosso organismo se encontra e que a alimentação está intimamente relacionada com nossa saúde e bem-estar. Assim, pode-se concluir que a alimentação pode ser decisiva para a saúde da mesma e uma alimentação saudável é capaz de fornecer os nutrientes responsáveis por sua integridade, elasticidade e brilho natural. Por outro lado, uma alimentação deficiente em determinados nutrientes pode refletir em uma pele sem vida.

Alguns estudos mostram que certas vitaminas e alimentos auxiliam na manutenção de uma pele bonita e jovem. São eles:

Vitamina A: auxilia no desenvolvimento das células da pele e da manutenção da boa saúde das células. Também é ótimo antioxidante que previne o envelhecimento da epiderme. A deficiência desta vitamina pode levar ao ressecamento da pele. Fontes de Betacaroteno (precursor da vitamina A): cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco e vegetais verde escuros como brócolis, couve, etc.

Castanha do Pará: rica em selênio e zinco, que melhoram a elasticidade da pele, ajuda na batalha contra infecções e auxiliam no crescimento de células. O selênio é necessário para a produção de glutationa, que neutraliza os radicais livres no organismo que podem levar à deterioração do colágeno e elastina. Além destes benefícios, o selênio melhora o cabelo e unhas.

Salmão, Óleo de Canonla, Semente de Linhaça: alimentos ricos em ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6) que melhoram a pele, diminuindo a ocorrência de obstrução dos poros, reduzindo a produção de agentes inflamatórios e melhorando a elasticidade. Esses ácidos graxos são responsáveis por membranas saudáveis das células e impedem a entrada de substâncias nocivas. Auxiliam ainda na hidratação das células, o que ajuda a pele a manter o seu nível de umidade adequado, resultando num aspecto mais jovem.

Cereais Integrais: podem ser encontrados em alguns pães e cereais, são alimentos carregados com as vitaminas do grupo B, essenciais para o funcionamento normal da pele. Eles são necessários para o crescimento de novas células, substituindo aquelas que morreram e ajudam no fortalecimento contra infecções e estresse e a prevenção de descamação e rachaduras. Também evitam aspereza das mãos e dos pés.

Chá Verde: é um alimento importante, pois fornece uma ampla gama de benefícios para a pele. Possui propriedades antiinflamatórias e reduz o risco de danos causados pelos raios ultravioleta do sol, podendo prevenir o câncer de pele. O chá verde é carregado com uma variedade de antioxidantes e é um alimento bom para todo o corpo, por ser rico em vitaminas C, D e K, bem como a riboflavina, zinco, cálcio, magnésio e ferro.

Água: juntamente com as fibras, a água estimula o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do organismo, impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele. A hidratação e a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele são garantidos com uma ingestão adequada de água.

A ingestão recomendada para promover benefícios à saúde da pele é de oito copos ou dois litros/dia. Se não houver boa hidratação, podem ocorrer obstipação intestinal, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados. Para aumentar a hidratação, é necessário obrigar-se a beber água, andar com garrafinha ou deixá-la sobre a mesa. Um bom parâmetro para verificar maior necessidade de líquido é a cor da urina (quanto mais escura, maior a necessidade de água).

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vem ai 7K VTV-Transbrasa - 26/08 - E estaremos presente!

O maior jardim de orla marítima do mundo será o cenário para a 7K VTV-Transbrasa. A prova de pedestrianismo vai acontecer no dia 26 de agosto e vem para agitar o calendário de eventos da cidade e promover e incentivar o esporte na região.

"A VTV procura sempre estar em contato com a população e a promoção dos 7K vem para firmar essa ideia. Sempre tivemos vontade de fazer um evento como esse, é uma forma de aproximação com a população através do esporte", revela Marcus Mansur, diretor executivo da VTV/SBT. Os atletas e admiradores do esporte poderão aproveitar a prova e ainda curtir alguns dos cartões postais da cidade. 

A prova terá 7 km de extensão e sua largada será feita às 8h30 em frente ao Aquário Municipal. Será percorrida toda a orla da praia e a chegada se dará no Emissário Submarino, com a premiação em frente ao monumento Tomie Ohtake. "A ideia do percurso foi dada pelo prefeito Papa e, além do visual, o fato de o percurso ser quase reto, facilita para os atletas" diz Marcus Mansur.

Com o pedestrianismo já difundido na região, a 7K, além de incentivar o esporte, vai promover ações sustentáveis como a entrega de sacolas biodegradáveis com os kits para os atletas.  O diretor patrimonial da Transbrasa, Beto Umbuzeiro, ressalta a importância do evento: "Esta corrida será um grande evento de lazer, de integração, de promoção ao esporte e, além de tudo, uma oportunidade de desfrutar a nossa cidade e de mostrar ao mundo toda sua beleza".

Serão 2 mil atletas concorrendo em 24 categorias. A Transbrasa, principal patrocinadora do evento, contará com um pelotão de aproximadamente 150 pessoas, incluindo funcionários, colaboradores e amigos.

Além da prova, haverá a competição por melhor fantasia e academia com o maior número de participantes. Todos os atletas ganharão camiseta e medalha de finish, e os 10 primeiros de cada categoria serão premiados.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Consuma gorduras consideradas boas e ganhe saúde - Dra. Juliana Menezes


Quando se fala em consumir gordura quase todas as pessoas torcem o nariz e se esquivam, pois acreditam que todas as gorduras devem ser exterminadas da dieta. Mas isso é um grande engano, pois cada nutriente tem uma função, e com a gordura isso não é diferente.
A nutricionista Juliana Menezes, explica que a gordura exerce diversas funções no nosso organismo. “A gordura fornece energia, auxilia na absorção das vitaminas (A, D, E e K), protege os órgãos, colabora para a manutenção da temperatura corporal (gordura subcutânea) e contribui na formação de hormônios”, salienta.
Mas a grande questão é saber diferenciar a gordura boa daquela que não faz bem à nossa saúde. Segunda a especialista, a gordura insaturada é a que ajuda a diminuir as doenças cardiovasculares e também os níveis de colesterol total e o LDL (o chamado colesterol ruim) e manter o HDL (colesterol bom). “Porém elas ainda são divididas em dois subgrupos: as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas”, explica Juliana.
As gorduras monoinsaturadas são encontradas em alimentos como o azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e nas oleaginosas, que são amendoim, castanhas, nozes e amêndoas. Já as gorduras poli-insaturadas são encontradas em alimentos que contém ômega 3, que são os peixes de águas frias, como cavala, sardinha e salmão. E também em vegetais como a soja, a canola e a linhaça. Alimentos que têm ômega 6 também são ricos em gorduras poli-insaturadas e são compostos por óleos vegetais de soja, milho e girassol.
“É importante manter um equilíbrio entre o consumo dessas gorduras, para que seus benefícios sejam realmente alcançados. Mas acontece que a população consome uma quantidade de ômega 6 maior do que o ideal”, alerta a nutricionista. As gorduras são boas, mas procure não exagerar, pois elas possuem muitas calorias. “Cada grama de gordura fornece 9 kcal e o número é mais que o dobro em comparação com outros nutrientes”, alerta.
  • Fuja das gorduras ruins

E as gorduras ruins são as famosas saturadas e trans. Elas facilitam o aumento do colesterol e do LDL e contribui para o aparecimento de problemas cardiovasculares. E os produtos industrializados são os campões em gorduras trans. Essa gordura costuma estar presente em alimentos como biscoitos recheados, bolos, tortas, cremes, sorvetes e margarinas.
“A gordura trans é muito prejudicial para a saúde, pois além de aumentar o colesterol ruim, ela pode diminuir os níveis do colesterol bom”, alerta a nutricionista. Por isso uma dica: fique atenta aos rótulos dos alimentos e confira se há ou não gordura trans em sua composição.
Já as gorduras saturadas estão presentes nos alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, manteiga, óleo de dendê e cocô. “Nestes casos você pode optar por consumir versões magras destes mesmos alimentos”, explica a especialista.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Resumo da Prova - Serie Delta 2º etapa - China

Olá Pessoal, tudo bem?
Ontem foi o dia da prova e agora vamos ver o que aconteceu neste evento muito legal, realizado no Ipiranga.
Com cerca de 6.000 atletas inscritos, dia 12/08 não foi um simples dia dos pais e sim o dia de colocar os papais para correr, muitas famílias reunidas no evento ontem, muitos pais e filhos também, como sempre uma prova linda de se ver, com animação alongamento bem dinâmico e rápido.
Um dos fatores que foram prejudiciais para minha pessoa, foi o tempo frio dificultando a respiração, no momento da largada fiquei com falta de ar , fazendo assim o maior tempo no primeiro quilometro e assim comprometendo toda a minha prova, mas fora a decepção pessoal, um excelente evento.
Ontem a minha meta era diminuir meu tempo em 1 minuto, o que consegui foi diminuir 20 segundos, os outros 40 segundos, ficaram por conta do episodio falado acima. Ontem a equipe foi composta por, Bruno Coutinho, Carlos Macedo, Cynthia, Reginaldo Bueno e Rodrigo Bueno, todos foram excelentes e com recordes pessoais e até uma vitoria por categoria, Carlos com o tempo de 22:07 ficou em primeiro lugar na sua faixa de idade e chegando em 30º lugar no geral, seguido por mim, que fiz o tempo de 25:15, ficando em 30º na categoria e em 90º no geral, após vieram em ordem Cynthia, Reginaldo e Bruno.
Agora é momento de treino forte e preparação pois dia 26/08 estamos gastando sola em Santos, com 7Km na praia do Gonzaga e esta cheirando a recorde, afinal circuito plano e com apenas 2.000 inscritos e premiação para os 5 primeiros de cada categoria, vou informa los mais sobre esta corrida no decorrer destas semanas. agora é descansar se alimentar bem e voltar a treinar! Bons treinos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Saiba como a fadiga pode influenciar nas lesões esportivas

A corrida de rua mundialmente se tornou o esporte com maior crescimento em número de adeptos e eventos, mas como já sabemos isso traz muita gente desinformada e praticantes de final de semana. Em muitos casos, a busca pela excelência leva o corpo à fadiga extrema e é a partir daí que surgem muitas lesões.

Podemos verificar alterações posturais na maior parte das pessoas e, se fizermos uma análise minuciosa, poderíamos até tentar prever possíveis lesões que cada indivíduo poderia desenvolver futuramente apenas pela relação entre as articulações. Isso porque existe uma biomecânica estudada e definida como ideal e tudo que foge deste ideal, teoricamente, poderia levar a uma lesão. Na prática não é bem assim. Prever uma lesão se torna algo como tentar prever uma queda da bolsa de valores, pois apesar dos analistas usarem todo seu conhecimento, teorias e analises de gráficos, ainda assim eles erram.

É imprescindível que as forças rotacionais e de impacto que passam pelas articulações sejam devidamente absorvidas. Qualquer força que sofra dissipação, ou seja, qualquer erro biomecânico pode gerar lesões em curto prazo, como tendinopatias, as famosas tendinites por excesso de uso e, em longo prazo, desgastes articulares como a artrose. 

Podemos dizer neste caso, quando ocorre um desvio articular constante em um movimento repetitivo como na corrida, que há degradação do movimento. Esse fenômeno pode ocorrer com maior intensidade quando se corre no limite, pois o corpo já está exaurido e nesta hora é mais difícil para os músculos compensarem erros biomecânicos.

Mais do que uma simples lesão - Portanto, quando falamos em lesões por fadiga não estamos falando apenas em lesões musculares, mas também processos crônicos que podem ser muito piores do que uma simples lesão muscular. Também temos que levar em consideração que é comum vermos pessoas com desvios articulares impressionantes que conseguem praticar esporte até a velhice, inclusive sem dor. 

Certamente podemos dar crédito para o lado psicossocial da dor, pois algumas vezes temos indivíduos com dor e nenhuma alteração em exames de imagem que justifiquem e, às vezes, indivíduos com alterações importantes com degenerações articulares e nenhuma dor.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Entenda de forma resumida o que significa a sesamoidite

A sesamoidite é a inflamação dos ossos sesamóides, podendo acometer um ou ambos. Estes são ossos pequenos, situados sob a cabeça do primeiro metatarso (osso do peito do pé), alojados no interior do tendão flexor curto do hállux (dedão do pé) e submetidos a grandes cargas durante a marcha e a corrida. O ponto mais crítico de pressão sobre os sesamóides ocorre durante o final da passada, no desprendimento do hállux, momento em que estão sob tensão pela forçada extensão do dedo. 

A sesamoidite pode evoluir para artrite crônica ou até mesmo para a fragmentação do osso, caso não venha a ser tratada adequadamente. Frequente em corredores, o quadro clínico é caracterizado por dor no local e na extensão do hállux, edema (inchaço) e muitas vezes hiperqueratose (calo). O exame de raio x pode mostrar alterações ósseas como esclerose (osso esbranquiçado) ou fragmentação, mas a ressonância magnética é um exame mais sensível para detectar alterações precoces. 

O tratamento inicial compõe-se de medidas analgésicas dentro das sessões de fisioterapia, retirada de carga do local através de palmilhas específicas e evitar períodos prolongados de pé ou uso de saltos. O tratamento cirúrgico é feito através da retirada do sesamóide acometido, mas reservado aos casos refratários ao tratamento conservador.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Semana de Prova - Parte 3

Olá pessoal, tudo bem?
Estou chegando no fim do ciclo preparatorio para a corrida de domingo 12/08, serie Delta etapa China, só lembrando que as etapas desta serie levam o nome de cedes olímpicas, a primeira foi Inglaterra, esta agora será China e a Ultima Grécia.
Ontem como complemento do meu treino, fiz 4Km, um a menos que a prova de proposito, foi só pra correr e não fazer apenas academia e correr no parque é muito melhor aerobicamente do que correr em uma esteira. Fiz um tempo excelente dentro do proposto de não forçar as pernas e guardar já a musculatura para domingo, com o de 19:19 e frequência cardíaca de 170bps em media.
Hoje antes de vir para o escritório, malhei as costas, parte importantissima para a corrida, pois junto com estes exercícios fortalecemos ainda mais o ombro, fundamental para a corrida e também trabalhamos os músculos que compõe o movimento do braço pra frente e para trás, tudo fortalecido desempenho melhor.
Assim encerro minha sequencia de treinos para a prova, agora os proximos 2 dias é cuidar da alimentação, hidratação e concentração no objetivo, diminuir o tempo para 24min ou menos se possível.
Bons treinos e rumo a corrida!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Semana de Prova - Parte 2

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje é mais um dia treino nesta semana de prova, ao contrario do que todos pensam, não é a semana de malhar a perna exaustivamente, afinal é delas que precisaremos no dia da prova e por isso as pessoas correm muito e se esquecem que a corrida é uma junção de musculaturas, ou seja, de que adianta ter uma perna super definida se a musculatura do ombro e abdome não suportam o exercício?
Isso mesmo malhar o restante do corpo é tão importante quanto apenas focar nas pernas, hoje por exemplo fiz um treino de definição e fortalecimento do peitoral, supino reto, inclinado, crussifixo entre outros, isso para ter resistência de todo o corpo durante todo o trajeto de que o corpo será exigido.

Um exemplo bem próximo é as olimpíadas, quem assistiu os 100m rasos, viu os 2 Jamaicanos, Usain Bolt e Yohan Blake, são atletas de ponta, de uma prova rápida que é os 100 e 200 metros, eles tem uma estrutura corporal enorme para um corredor, são fortes e por conta disso há quem disse que Blacke ficaria pra trás por ser pesado demais para a modalidade, mas com a dobradinha e mais um recorde olímpico quebrado, as opiniões mudaram.
OU seja pessoal a corrida é um exercício para o corpo todo, não adianta frisar as pernas ou correr muitos quilômetros por dia, se a sua estrutura muscular, não esta de acordo com o restante, um comparativo estranho mas faz sentido, o que adianta ter um a estrutura de um carro de Formula 1 se o motor que vai empurrar é de Fusca ou ter um Fusca com o motor de Formula1. Mais ou menos isso, Você não pode ter um super corpo sem pernas para te projetar a frente, como não pode ter um super motor(no caso as pernas) e não ter uma estrutura para suportar tal potencia. Então vamos malhar e claro correr! Bons treinos!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Semana de Prova

Olá Pessoal, tudo bem?
Entramos na semana preparatoria para a prova da serie Delta(China) e como já dito aqui vou em busca de um recorde próprio a ser batido, um tempo inferior a 25 minutos nos 5km. É um circuito que não conheço muito bem, não tenho ainda decorado as elevações, as curvas e decidas, mas nada que uma boa estudada no mapa da prova pra aprender onde poupar, onde acelerar e principalmente onde manter o ritmo para não chegar nos últimos 500 metros sem força, afinal muitas pessoas quando vêem a placa de 500 metros já estão esgotadas e sabendo que falta pouco não conseguem mais aquelas ultimas forças, sei bem como é isso afinal já passei por isso em algumas provas e hoje já consigo me dosar mais para não ter este tipo de comportamento.
Hoje com o auxilio da academia, tenho muito mais resistência e nesta semana o treino pesado deu espaço para exercícios mais leves com mais repetições, gerando assim resistência muscular, além de suplementos para acelerar a recuperação da musculatura, nutrir o corpo e claro dar disposição para treinos que hoje estão começando as 6 da manhã, é tive que deixar a preguiça de lado e estou colhendo bons frutos e estou gostando bastante.
Então vamos a dica de treino, hoje segunda, fui a academia e fiz treinamento de pernas, então foi trabalhado, posterior de coxa, inferior de coxa, panturrilha e virilha. Sempre em 3 ou 4 series de 12 repetições com no máximo 40Kg, porém no Legpress repetições de 10 em 4 series com peso de 150Kg.
Amanhã treino de peito e tríceps e corrida anoite, 5km com tempo alto só pra ter resistência para o dia da prova na quinta treino de costas, assim finalizo os treinos para a prova de Domingo, porém escrevo mais sobre estes treinos.
Bons treinos e que se inicie a contagem regressiva!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Promoção Nutri4Shape & Bem Estar e Correr

Olá pessoal, tudo bom?
Trago hoje uma outra novidade, ontem anoite tive uma reunião com o Marinho da Nutri4Shape e a partir de hoje teremos um preço diferenciado, isso mesmo, os usuários do Blog terão desconto, como funciona?
É simples, clique no cupom de desconto após ele carregar clique com o botão direito, após em salvar como, imprima e pronto! Vá a loja, escolha o que quer comprar e apresente o impresso que você ganha 10% de desconto, isso mesmo, desconto nas suas compras.
As regras de uso são básicas é valido 1 cupom de desconto por compra, sendo assim escolha os teus produtos e ganhe o desconto, no dia seguinte se esqueceu algo, imprima mais um cupom e boas compras!
Em breve voltarei com mais novidades e promoções! Bons treinos.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nova Parceria - Nutrilite

Olá Pessoal tudo bem?
Mais uma vez pensando em qualidade de vida e desenvolvimento de nossos leitores, hoje anuncio mais uma parceria, em breve teremos o selo na home do blog da Nutrilite.
Não conhece, então vamos a uma breve explicação, é uma empresa atuante a 50 anos no mercado de qualidade de vida, tanto em oportunidades de trabalho, quanto a qualidade de seus produtos.
Além destas qualidades uma coisa muito importante que nos fez iniciar esta parceria é o compromisso com o meio ambiente, com a venda de produtos biodegradáveis e usando a reciclagem como seu aliado, então mantemos o corpo e alma em forma e ainda ajudamos com o planeta, isso não é demais?

Ainda não temos o selo e as vendas de produto com desconto autorizado, estamos no tramite final para este, afinal quem é cliente do blog tem que ter desconto especial em todos os produtos, outra cosa é que a parceria começou a tomar forma após eu utilizar e aprovar os produtos.
Você pode dar uma olhada no site e ver quais produtos teremos a venda e conhecer melhor a empresa no link abaixo: http://www.nutrilite.com.br

O melhor, você pode fazer a sua fonte de renda extra, já pensou em melhorar sua qualidade de vida e ainda utilizar isso para ganhar um dinheiro? Excelente!

Se após ler e conferir a empresa quiser fazer dela uma fonte de renda extra, escreva nos comentários o seu e-mail que passarei como, isso ainda faz parte da parceria do site, aproveite!! Bons Treinos.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Hipertensão Arterial: Como a alimentação pode te ajudar? Dra. Jualiana Menezes

A hipertensão é caracterizada por níveis elevados de pressão arterial (PA). Esse aumento continuado acaba forçando o coração, os rins, o cérebro e as próprias artérias, podendo causar muitas doenças se não for tratado adequadamente.
Conhecida como “inimiga silenciosa”, muitas vezes não apresenta sintomas e deve ser controlada com a aferição da pressão arterial constantemente, evitando assim maiores complicações.
Os principais fatores de riscos são: excesso de peso, consumo excessivo de sal, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e genética.
A hipertensão é classificada quando o individuo apresenta a PA sistólica ≥ 140 mmHg ou PA diastólica ≥ 90 mmHg, devendo ser repetida diversas vezes.
O tratamento não medicamentoso aborda principalmente o controle de peso e uma dieta rica em frutas, fibras, vitaminas e minerais, hortaliças e laticínios magros com baixos teores de gordura. Os benefícios sobre a pressão arterial têm sido associados ao alto consumo de potássio, magnésio e cálcio nesse padrão nutricional.

Como seguir a dieta?

  • Escolher alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Por exemplo: carnes magras, aves e peixes, utilizando-os em pequena quantidade;
  • Comer muitas frutas e hortaliças, aproximadamente de oito a dez porções por dia (uma porção é igual a uma concha média);
  • Incluir duas ou três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia;
  • Preferir os alimentos integrais, como pães, cereais e massas integrais ou de trigo integral;
  • Comer oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana (uma porção é igual a 1/3 de xícara ou 40 gramas de castanhas, duas colheres de sopa ou 14 gramas de sementes, ou 1/2 xícara de feijões ou ervilhas cozidas e secas);
  • Reduzir a adição de gorduras. Utilizar margarina light e óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho e canola);
  • Evitar a adição de sal aos alimentos. Evitar também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados;
  • Diminuir ou evitar o consumo de doces e bebidas com açúcar.

Hábitos saudáveis de vida devem ser adotados desde a infância e a adolescência.